sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Você é Enfermeiro?

    BEM VINDO ENFERMEIRO(a)...

    Logo depois da apresentação do temido TCC, a sensação de alívio é sensacional, no entanto, essa sensação termina logo depois que você, agarrado nas mãos dos professores, cola o grau e torna-se ENFERMEIRO. O medo de exercer a profissão é estabilizado pela frase que é gerada em nossas mentes, "Será que eu vou saber trabalhar?" SIM, você vai! Mas para isso, precisa estudar muito mais do que estudou durante os cinco anos que passou na faculdade porque agora você é responsável por uma equipe.

    Vamos direto ao ponto. O profissional técnico de enfermagem te chama para realizar uma punção venosa em um paciente qualquer. Você sem experiencia nenhuma, pois não fez nenhum estágio voluntário durante a faculdade,  ficou no BAR bebendo, observa o braço a ser puncionado e pensa "Porque eu faltei naquela aula de semiologia?" Aprenda novamente.

REDE VENOSA DOS MEMBROS SUPERIORES

    Os membros superiores são constituídos anatomicamente por um conjunto de estruturas, a qual  apresentam três regiões distintas: MÃO, ANTEBRAÇO, BRAÇO.


    Neste conjunto de ossos, tendões, articulações, músculos e pele, segue uma rede de vasos sanguíneos, tanto arterial, como venoso. Para a infusão de terapia intravenosa de drogas, soros ou coleta de sangue, devemos estudar a rede de veias que os membros superiores contem.

VEIAS DAS MÃOS

   Muitas vezes não conseguimos enxergar o canal venoso a ser puncionado, então devemos senti-los através da palpação. Mesmo ao garrotear o membro, em algumas pessoas a visualização é anulada. Tenha sempre em mente, a rede venosa das mãos. JAMAIS BATA SOBRE A VEIA A SER PUNCIONADA.



    Três importantes veias do dorso da mão, são as mais aparentes e convencionalmente as mais puncionadas. Você como enfermeiro deve primeiramente inspecionar a mão do cliente para a punção. Essas veias são chamadas de veia CEFÁLICA, BASÍLICA e MELACARPIANAS DORSAIS. São as de maior calibre encontradas no dorso das mãos.
    Algo muito importante antes de realizar a punção, é deixar o paciente tranquilo. Não o trate como se ele não entendesse nada, grande parte dos profissionais de enfermagem, tanto enfermeiros como técnicos, separam o membro a ser puncionado do corpo, isto é, para eles só existe o braço, o resto é um ser inanimado. O segredo é conversar com o paciente, quanto mais tranquilo você o deixar, melhor será o resultado da punção.


ÁLCOOL

    O uso de álcool é necessário para a realização da punção venosa. Existem profissionais, que por longos anos de experiencia não o utilizam, o que acarreta em contaminação, pois o álcool ajuda a limpar a pele das sujidades que o meio ambiente proporciona e que fixam sobre qualquer região do corpo. Mas então qual é a diferença entre ASSEPSIA e ANTISSEPSIA?

ASSEPSIA: É o ato de limpar e remover sujidades e detritos em superfícies com o intuito de eliminar agentes bacterianos. Assim a assepsia evita que o paciente esteja inserido em um ambiente com agentes bacterianos ou virulentos.  Então você não vai fazer um ASSEPSIA em uma pessoa para realizar uma punção!
ANTISSEPSIA:  É o ato de promover remoção de sujidades e detritos em superfícies vivas, ou seja, o uso de anti-sépticos em tecido vivo para que não ocorra contaminação do meio externo para o meio interno. Agora sim! Sempre irá fazer uma ANTISSEPSIA antes de puncionar o canal venoso.

    Mas o que o álcool faz além de remover sujidades? Um fator importante é usar sempre o álcool 70% e depois de utiliza-lo esperar secar sobre a pele. O álcool em contato com a a pele, promove vaso dilatação, o que proporciona a visualização do canal venoso.

VEIAS DO ANTEBRAÇO

    Você como profissional não deve puncionar primeiramente as veias do antebraço, somente se não houver outro canal venoso disponível, devido a infusão de drogas capazes de lesionar o canal venoso. Deve-se primeiramente inspecionar as veias distais, ou seja, as das mãos. As veias do antebraço geralmente são alongadas e de médio calibre, compatível a cateteres sobre agulha número 20.
Essa rede venosa compreende a sequencia das veias encontradas nas mãos. 

O dorso do antebraço, apresenta algumas veias calibrosas e anatomicamente parecidas com braços de pessoas distintas. 

    De acordo com a imagem acima, observe que as melhores veias para a punção se encontram no antebraço. Quando fixado o cateter nessa região, o paciente tem mobilidade com o braço e o risco de perca do canal venoso é mínimo. As veias mais comuns para a punção são: CEFÁLICA DO ANTEBRAÇO, BASÍLICA DO ANTEBRAÇO. Essas veias circundam todo o antebraço até a parte mais distal do membro. Pessoas que trabalham com peso, ou profissionais do esporte, apresentam essas veias sem a utilização do garrote, devido ao esforço os vasos sanguíneos dilatam pelo aumento da fibra muscular, consequentemente ocorre um aumento da irrigação na região para que ocorra a nutrição das fibras musculares.


 VEIAS DO BRAÇO

    A maioria dos profissionais, principalmente os iniciantes, recém formados, movidos dela insegurança, puncionam as veias da articulação do antebraço com o braço. É realmente muito bom puncionar nessa região, no entanto para o paciente que esta internado em um hospital, por vários dias, a sensação é de imobilidade.  A veia intermédia do cotovelo é usada somente em emergências para infusão de soroterapia com cateter sobre agulha calibroso, ou em unidades 24hs. É uma região de difícil punção dependendo do caso, no entanto é uma das regiões que mais dura o acesso. Existem também a veia BRAQUIAL pouco utlisada, porém calibrosa.

Sobre o biceps são de pequena quantidade, no entanto apresentam-se retas e calibrosas, dependendo da massa corpórea do paciente.

EM RESUMO

Sempre que for puncionar um paciente, o deixe tranquilo, isso fará com que ocorra relaxamento muscular e sensação de bem estar. As melhores veias para a punção estão no antebraço, no entanto, comece sempre que possível pela mão. 
LATERALMENTE = VEIA CEFÁLICA
MEDIAL AO CORPO = VEIA BASÍLICA

Esse vídeo exemplifica bem a localização das veias do conjunto do s M.S.
https://www.youtube.com/watch?v=qVmIwwGm6dU&hd=1